Os notebooks têm saídas de ar na base e nas laterais, para permitir que o ar flua pelo gabinete. Se essas saídas de ventilação ficarem obstruídas ou as peças que geram calor ficarem cobertas de poeira, a ventoinha não poderá resfriar os componentes adequadamente. O acúmulo de fiapos e poeira evita que o ar flua pelas aletas de resfriamento e força a ventoinha a trabalhar mais. Se houver poeira nas saídas de ventilação, limpe o computador, soprando a poeira dos arredores da ventoinha e da proteção térmica. Isso evita que a poeira se acumule.

Acúmulo de poeira

Acúmulo de poeira em torno da ventoinha

Remover a poeira aumenta o fluxo de ar, melhorando a refrigeração, e permite que a ventoinha opere de forma mais silenciosa. As aberturas de ventilação estão localizadas em vários lugares, dependendo do modelo do computador. É possível identificar as aberturas de ventilação procurando por aletas cobre ou pretas dentro das aberturas de ventilação. Você também deve remover a poeira em outras aberturas, como a entrada de ar da ventoinha, para manter o ar em circulação e evitando que a poeira se acumule nos componentes.

Fazendo essa limpeza periodicamente como medida preventiva, você pode reduzir bastante a possibilidade de danos aos componentes e evitar que o desempenho do computador fique mais lento

Dica: Assegurar espaço adequado para ventilação

A ventilação adequada do sistema é importante para a operação da estação de trabalho. Siga estas orientações para garantir a ventilação adequada:

• Sempre deixe o computador na posição vertical e em uma superfície de trabalho plana e firme.

• Deixe pelo menos 18,25 cm de espaço em torno de cada abertura de ventilação.

 Colocar o computador em local mais fresco

Uma pequena diferença de temperatura pode ser suficiente para impedir a falha de um componente. Coloque o computador em uma sala mais fresca, em casa ou no escritório.

A falta de limpeza da máquina e dos periféricos pode prejudicar o funcionamento do PC

Por hábito, as pessoas tendem a se preocupar com a manutenção do computador apenas quando ele tem algum problema que impede a utilização do equipamento. Mas atenção usuários: a falta de limpeza da máquina e dos periféricos pode prejudicar o funcionamento do PC e pode até mesmo acarretar na perda total das peças.